O projeto “Março Sempre Mulher” da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) foi lançado, na última sexta-feira (07/03), em Cuiabá. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, membros das diretorias da entidade, OAB/MT e membros de Comissões Temáticas da Ordem fizeram-se presentes ao evento. Esta já é a quarta edição do evento que, durante todo o mês de março, executa diversas manifestações em celebração à mulher advogada.
Como nos anos anteriores, a ação iniciou-se na Justiça do Trabalho e Fórum da capital. Em ambos locais, foi feito um corpo-a-corpo com as profissionais da advocacia que circulavam na ocasião. Todas receberam kits contando material informativo do projeto, principais eventos e promoções de empresas parceiras da CAA/MT para o mês de março.
“Esse é mais um evento para comemorarmos e, também, socializarmos a data com discussões de cunho social e político, abordando temas pertinentes ao universo feminino como, por exemplo, a violência contra a mulher e as diferenças de gênero. Por mais um ano, conseguimos colocar em prática uma programação bastante diversificada em todo o estado”, explica a presidente da Comissão de Direito a Mulher (CDM/OAB/MT), Juliana Nogueira.
“Além de despertar a conscientização, ação com essa é importante para a prestação de serviço e como forma de relembrarmos as ações afirmativas referentes à mulher advogada e estagiária. O Sistema OAB/MT está sempre atento e acompanhando a evolução da mulher”, declara o presidente da Seccional Mato Grosso, Maurício Aude.
O presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, lembra que é crescente a importância dessa temática e que, a cada ano, o Sistema OAB/MT registra aumento no número de Subseções que voltam suas atenções para a data e comemoram-na. “Essa é, sem dúvida, uma demonstração do grande entrosamento entre a Seccional e as Subseções do interior, refletindo no fortalecimento das ações”.
A secretária-geral adjunta da CAA/MT, Ana Carolina Naves Dias Barchet, enumera as benfeitorias criadas pela entidade em prol das profissionais da advocacia. “De alguns anos para cá, melhorou, muito, a oferta de benefícios para a mulher como, por exemplo, a criação de vagas de estacionamento exclusivas para gestantes nos tribunais e fóruns, o Auxílio Maternidade, o fortalecimento das campanhas de saúde e a criação dos centros de saúde. Tudo isso faz muita diferença na vida da advogada”.
Para o secretário-geral da Caixa de Assistência, Helmut Flávio Preza Daltro, a expansão das colônias de férias é outro projeto que contribui para a qualidade de vida das mulheres, uma vez que disponibiliza atividades recreativas e educativas a seus filhos e dependentes no recesso escolar. “Com isso, as advogadas e estagiárias têm mais tranquilidade para realizar suas tarefas diárias, pois têm a certeza que seus filhos estão seguros e cuidados por uma equipe de profissionais experientes e qualificados”.
Helmut Flávio Preza Daltro conta que as advogadas e estagiárias são as que mais contribuem para a implementação ou melhoria de benefícios da CAA/MT porque acompanham e fiscalizam os trabalhos da entidade, especialmente, no tocante aos convênios firmados com empresas e prestadores de serviços. “Elas estão sempre muito atentas aos seus direitos e cobram isso”.
Nas ocasiões, o Laboratório Carlos Chagas foi parceiro aferindo, gratuitamente a pressão arterial das advogadas e estagiárias e realizando, ainda, testes de glicemia.
O projeto “Março Sempre Mulher” é realizado pela OAB/MT, CAA/MT, CDM/MT e Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT).