Oficinas, competições ao ar livre, jogos em equipe, brincadeiras na piscina, passeio do Horto Florestal e plantio de árvores. Estas foram algumas das atividades contidas na programação da 8ª Colônia de Férias da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) que primaram pelo desenvolvimento das várias habilidades cognitivas dos pequenos participantes.

 

 

“Minha filha já tinha participado de outra colônia, mas nós gostamos dessa aqui porque tem uma programação mais completa. Outro ponto positivo é a realização das atividades em período integral”, conta Mário Gley da Silva, pai de Mariana (6).  

 

 

Para Ivanildo Santos de Oliveira, a inscrição da pequena Nathália (6) na colônia de férias foi uma decisão acertada. “Ela gostou bastante de participar. Decidimos colocá-la após verificar a programação e constatar que haveria diversas atividades que fariam com que ela se exercitasse um pouco”.

 

 

A monitora-chefe da colônia de férias e mestranda de Educação Física pela UFMT, Talita Ferreira, explica que todas as atividades tiveram o cunho pedagógico implícito. “Em todas as brincadeiras preocupamo-nos em trabalhar questões de cidadania como o respeito ao colega, o saber aguardar a sua vez de brincar e a organizar o espaço. Afinal, somos educadores por trás dos recreadores. Se as crianças voltam é porque gostam e os pais confiam no nosso trabalho”.

 

 

“Mesmo com a realização de tantas edições, sempre conseguimos inovar em nossa programação. Nesta edição, por exemplo, foram trabalhadas, de forma lúdica, aspectos relativos aos países participantes da Copa do Mundo da Fifa e feito o resgate de brincadeiras antigas”, informa o secretário-geral da CAA/MT, Helmut Flávio Preza Daltro.

 

 

O presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, destaca, também, a abordagem da questão ambiental. “Essa sempre é uma preocupação nossa quando elaboramos a programação. Não abrimos mão de tratar desse assunto, assim como de temas que remetam nossas crianças à prática e ao fortalecimento de atitudes cidadãs”. Na oitava edição, foi realizado um passeio monitorado ao Horto Florestal que oportunizou o conhecimento de espécies da fauna e flora nativas.

 

 

Essa visita culminou com o plantio de mudas de jabuticaba na sede da Associação dos Advogados.

 

 

A Colônia de Férias da CAA/MT ocorreu entre os dias 20 e 24 de janeiro, na sede da Associação dos Advogados de Mato Grosso, em Cuiabá. A Faculdade de Educação Física da UFMT foi parceira no projeto direcionado aos filhos e dependentes de advogados e estagiários da OAB/MT.