Nada de jogos eletrônicos e horas na frente da TV ou do computador. A programação da 7ª Colônia de Férias da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) privilegia o resgate de antigas brincadeiras como o jogo de petecas que, ao contrário do que muitos imaginam, agradam, e muito, as crianças. As atividades em grupo também são realizadas com grande frequência, fortalecendo o espírito de fraternidade entre todos.
“A colônia está muito legal. Eu estou gostando de tudo e até já fiz novas amizades”, relata Gabriela Ferreira Costa, 9. O presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, ratifica a fala da pequena e lembra que, o objetivo do projeto é, justamente, proporcionar momentos de descontração, conhecimento e socialização entre os filhos e dependentes dos advogados e advogadas. “Ficamos satisfeitos quando observamos que nossas metas são alcançadas”.
O secretário-geral da entidade, Helmut Flávio Preza Daltro, explica que as ações desenvolvidas ao longo da colônia de férias são definidas, conjuntamente, com a equipe da UFMT. A condução dos trabalhos é realizada por monitores cedidos pela Faculdade de Educação Física da universidade.
Nesta edição, a ida a um boliche foi a atividade que mais agradou aos participantes da 7ª Colônia de Férias da CAA/MT. “Foi excelente. Eu me diverti muito”, comenta Athos Tita de Souza Alves, 12.
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL – Uma preocupação da Diretoria da CAA/MT diz respeito à conscientização ambiental. Desde a edição passada da colônia de férias, uma atitude simples vem mudando os hábitos das crianças. Os copos descartáveis foram substituídos por garrafinhas, os chamados squeezes.
Um dos monitores Joaquim Borges de Souza explica que as crianças sempre recebem orientações sobre a necessidade de utilizar as garrafinhas para a preservação do meio ambiente. “Elas já chegam no bebedouro com os seus squeezes. É impressionante o quanto reduzimos o uso do copo descartável se compararmos com a colônia de férias realizada em julho do ano passado”.