\r\n

Transformar o recesso escolar em um período de alegria. É o que buscam as crianças que participam, desde a última segunda-feira (18/07), da 3ª Colônia de Férias organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT). Pensando nisso, foi elaborada uma programação em que tem por único objetivo a diversão total da garotada. Nesta quinta-feira (19/07), serão realizadas atividades recreativas e esportivas na UFMT, além de passeio ao zoológico da instituição. Ontem, todos passaram à tarde no cinema.

\r\n

 

\r\n

Participando pela primeira vez, Amanda Daltro (11), diz estar gostando da colônia de férias. “No primeiro dia, acordei às 3h da manhã porque estava muito ansiosa. Queria vir logo para cá. Aqui é muito legal, tem um monte de coisas para a gente fazer. É bem melhor que ficar em casa assistindo à televisão”. Entre as atividades já realizadas, ela destaca as esportivas, especialmente, o futebol. 

\r\n

 

\r\n

Diferente de Amanda, Isabela Maria Teixeira de Almeida (10) já veterana. “Já participei de todas as colônias de férias da Caixa. Adoro as colônias porque eu sempre faço novas amizades”. Quando perguntada sobre o que a agradou até agora, Isabela não hesita em afirmar que gostou de tudo. Mas ela conta que seus pais só consentiram em inscrevê-la nesta edição porque obteve boas notas no primeiro semestre letivo. “Estudei bastante para não ficar de fora da colônia de férias”.

\r\n

 

\r\n

Assim como Isabela, levantamento prévio realizado pela coordenação mostra que mais da metade das crianças da última edição (realizada em janeiro deste ano) se inscreveram para participar desta colônia de férias.

\r\n

 

\r\n

\r\n

 

\r\n

NOVIDADE – Como forma de incentivo à prática das atividades, o coordenador da colônia, Marcelo Pereira Campos, explica que foi criada uma unidade monetária: o ‘curimpampam’. “Nas edições anteriores, observamos que, mesmo com a realização de inúmeras brincadeiras, algumas crianças preferiam estar diante do vídeo game. Assim, para que o objetivo desta colônia seja alcançado, criamos o ‘curimpampam’”.

\r\n

 

\r\n

Algumas atividades recreativas valem determinada quantia da moeda local. A cada participação, a criança ganha o ‘curimpampam’ que pode é utilizado para a compra de refrigerantes e doces, por exemplo. Ela pode, ainda, comprar minutos extras para participar da atividade que desejar como tomar banho de piscina.

\r\n

 

\r\n

A novidade foi bem recebida pelos participantes da 3ª Colônia da CAA/MT. “Achei interessante essa idéia. É uma forma da incentivar a gente a participar das atividades”, comenta Gabriel Cordeiro Tavares (10) que já freqüentou diversas colônias de férias, mas não havia visto nada parecido até então.

\r\n

 

\r\n

PÚBLICO - Responsável pela coordenação das atividades em todas as edições do evento realizado pela CAA/MT, Marcelo Pereira Campos, observou que o público da atual colônia de férias é formado, em sua maioria, por crianças na faixa etária de nove anos. A possibilidade de interagir com outras crianças da mesma idade foi observada por Gabriel. “Aqui, posso brincar com crianças da minha idade. Geralmente, nas outras colônias que eu participei, havia mais crianças menores e, por isso, as brincadeiras tinham que ser, muitas vezes, adaptadas a elas”.
\r\n 

\r\n

 

\r\n

\r\n

 

\r\n

 

\r\n

 

\r\n