Cuiabá sediou na última sexta-feira (12/05) a primeira edição do Concad Centro-Oeste. Compareceram os presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e da entidade anfitriã, Mato Grosso. A reunião foi realizada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) do Conselho Federal da OAB e Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT).

“Sinto-me muito feliz em retornar a Mato Grosso para participar de um evento tão importante quanto esse que reflete a união das Caixas de Assistência. A participação de todos os presidentes das unidades do Centro-Oeste é uma demonstração dessa força. Somos uma família”, afirma o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) e Coordenador da Concad, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres.

O presidente da CAA/MT, Itallo Leite, destacou a importância da troca de experiência entre as Caixas de Assistência. “Precisamos fortalecer nossa região, fomentando ainda mais serviços e benefícios para a classe”.

O presidente da OAB-MT e ex-presidente da CAA/MT no período de 2010 a 215, Leonardo Campos, enalteceu a realização do encontro. “Nunca tivemos um Concad Centro-Oeste. As Caixas de Assistência estão de parabéns pela inédita iniciativa. É preciso, sim, regionalizar as ações porque somente dessa forma será possível colocar em prática projetos que atendam às reais necessidades da advocacia do Centro-Oeste”.

Entre os assuntos discutidos pelos membros das diretorias das Caixas de Assistência do Centro-Oeste estavam ações direcionadas à saúde, ao esporte e à qualidade de vida do profissional do Direito e sua família. “É preciso que fique claro que o foco de atuação das Caixas de Assistência é esse (saúde, esporte e qualidade de vida). Questões como prerrogativas profissionais competem às OABs. É por isso que existe a OAB e a Caixa de Assistência. Ambas se completam”, frisa o presidente da CAA/DF e coordenador da Concad.

Outro ponto que mereceu destaque foi o fortalecimento do Programa Anuidade Zero. O modelo adotado pela Caixa de Assistência de Mato Grosso do Sul foi apresentado como o melhor a ser seguido. “Temos uma receptividade muito boa por parte dos nossos colegas Já conseguimos restituir a anuidade profissional para milhares de advogados que optam por comprar produtos ou contratar serviços junto às empresas conveniadas”, relata o presidente da CAA/MS, José Armando Amado.

O modelo de escritório compartilhado colocado em prática pela Caixa de Assistência de Goiás (Casag) recebeu diversos elogios dos participantes do Concad Centro-Oeste. “Precisamos potencializar o que já temos e fazemos. A inauguração do escritório compartilhado há alguns dias é um exemplo disso. Transformamos um espaço praticamente esquecido pela gestão passada e pouco utilizada pela advocacia goiana em um local moderno, funcional e, o principal, acessível a todos”, relata o presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota.

Adoção de uma carteira de identificação para o dependente do advogado, melhoria nos serviços de certificação digital, plano de saúde e livraria também mereceram a atenção dos presentes ao evento. O fortalecimento de competições de pedal e corrida finalizaram a pauta.

A segunda edição do Concad Centro-Oeste já está definida. Será realizada no mês de outubro, em Goiás.

Além dos presidentes das quatro Caixas de Assistência do Centro-Oeste, prestigiaram o encontro a vice-presidente da CAA/MS, Herthe Brito; do diretor tesoureiro, César Palumbo; da secretária-geral adjunta, Dora Waldow; do secretário-geral da CAA/DF, Maxmilian Patriota; a vice-presidente da CAA/MT, Xênia Artmann Guerra; o diretor tesoureiro, Leonardo Vergani; a secretária-geral, Ana Carolina Barchet; e as diretoras Gisele Gaudêncio e Clarissa Lopes.

COPA CENTRO-NORTE - Com o objetivo de realizar uma seletiva para os Jogos de Verão Nacional - que acontecerá em janeiro do próximo ano – ficou definida a realização da Copa Centro-Norte.

O evento reunirá a advocacia dos estados do Centro-Oeste e do Norte do país e será coordenado pelas Caixas de Assistência dessas regiões. A previsão é que a Copa ocorra entre os dias 19 e 21 de outubro, em Goiânia (GO).

Advogados disputarão diversas modalidades coletivas e individuais. As equipes e atletas que obtiverem os melhores resultados representariam sua região na disputa nacional, em 2018.