\r\n

O diretor-presidente do Plano de Previdência Complementar (OABPrev) de Minas Gerais, Roberto Dias Perecini, ministrou a palestra “OABPrev – Segurança do Advogado”. O tema foi abordado na Conferência Estadual dos Advogados de Mato Grosso, iniciada nesta segunda-feira (15), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), em Cuiabá.
\r\n
\r\n“Previdência complementar não é coisa de idoso, idoso recebe benefício. Infelizmente, no Brasil, não temos a cultura do ‘poupar’ como ocorre em países como a Cingapura, por exemplo. Apresentar um plano de previdência particular é algo desafiador”, declara o diretor-presidente.
\r\nEle explica que a previdência complementar precisa ser iniciada o quanto antes para que, no futuro, o advogado mantenha a sua qualidade de vida e de sua família. No Brasil, atualmente, há mais de 6.280 inscritos no OABPrev Minas Gerais, contabilizando R$ 40 milhões em patrimônio. Em Mato Grosso, são quase 500 participantes no fundo de previdência privada que é oferecido pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), aos profissionais da Advocacia.
\r\nEntre as vantagens apontadas por Roberto Perecini está o percentual de rentabilidade. “O OABPrev tem índices compatíveis com os de mercado. A solidez do nosso fundo garante que, mesmo em tempos de crise como os atuais, mantenhamos equilibrada a nossa rentabilidade”.
\r\n“Mais uma vez, o OABPrev, por meio de sua presidência, comparece em Mato Grosso para importante evento em que a Advocacia discute a sua situação em relação à atuação profissional, às deficiências do Poder Judiciário e às prerrogativas. Isso nos deixa feliz porque traz à discussão o futuro do advogado e a preocupação em se buscar a proteção previdenciária do profissional da Advocacia, demonstrando que tanto a Caixa de Assistência quanto a OAB/MT estão, de forma organizada, trabalhando pelo bem-estar do advogado e de sua família no presente, preparando-o para o futuro”, ressalta o vice-presidente da CAA/MT, Eduarti Matos Carrijo Fraga.
\r\n

Roberto Dias Perecini e Eduarti Matos Carrijo Fraga
\r\n
\r\nEle explica que a Caixa de Assistência busca, constantemente, em todos os eventos, ampliar, cada vez mais, a cultura previdenciária junto aos profissionais e estagiários, fazendo-os poupar recursos financeiros com vistas ao resguardo do futuro, momento este em que não poderão trabalhar com o mesmo vigor que possui um advogado de início de carreira.
\r\nMAIS BENEFÍCIOS – Os participantes do OABPrev podem decidir a valor da contribuição mensal, além da data em que começarão a receber o benefício. Tudo isso com base na reserva acumulada que receberão, em forma de renda mensal, pelo prazo que escolherem. Em caso de invalidez total e permanente por acidente ou doença, o beneficiário receberá uma renda mensal, pelo prazo que determinarem.
\r\nAos dependentes, em caso de morte do participante do OABPrev, serão repassados valores, mensalmente, conforme determinado pelo titular do fundo de pensão.
\r\n
\r\n
* Fotos: Dermivaldo Rocha