A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Sinop, realizou, na última quinta-feira (07), o “Chá da Tarde com as Advogadas”. O encontro celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, e destacou, também, a importância da mulher na advocacia e o trabalho social desempenhado por essa profissional.

 

O evento integra também a quarta edição do projeto “Março Sempre Mulher”, encabeçado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e que tem por objetivo, além da comemoração da data, colocar em pauta discussões em torno de assuntos sociais e políticos, relacionados a temas como violência contra a mulher e o seu espaço de maneira geral na sociedade contemporânea. 

 

 

Durante o Chá, o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, destacou a importância da Subseção encabeçar não somente ações de reconhecimento às advogadas, mas também de realizar atividades que beneficiem a comunidade local. “É fundamental enaltecermos nossas advogadas, mas também é de suma importância olharmos para a mulher de uma maneira global e discutirmos assuntos ligados ao universo feminino, dos quais vários são de domínio da advocacia. A Subseção de Sinop elaborou uma programação que consegue atender a esses dois fatores, inclusive envolvendo as suas advogadas em ações sociais de atendimento à comunidade, que com certeza, farão uma enorme diferença social”, destacou. 

 

 

Para a vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, o público feminino ainda enfrenta algumas barreiras sociais. “Um dos principais problemas é a violência. A presença feminina se solidificou na área profissional, na política, no esporte e nos mais variados segmentos da sociedade, mas ainda se luta contra um machismo que impõe regras dentro de casa e que vitimiza milhares de brasileiras todos os dias. Estes assuntos devem continuar em foco e a mulher vítima dessa situação deve ter consciência dos seus direitos e apoio da sociedade para superar e se ver livre dessa lamentável realidade”, afirmou. 

 

 

 

“Nossa Subseção tem diversificado suas ações. Por meio da CAA/MT conseguimos proporcionar vantagens aos nossos advogados com convênios e melhoria em nossa estrutura. Outro foco são as atividades de responsabilidade social, que atingem desde crianças, adolescentes até o público adulto. A Ordem tem se mostrado não apenas como um órgão que visa aos direitos do advogado, mas também tem se firmado como representante da sociedade, que busca elucidar problemas e melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atua”, acrescentou o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra.

 

 

TRABALHO SOCIAL - No último sábado (08/03), a OAB/Sinop realizou no bairro Boa Esperança, em parceria com a Polícia Militar e lideranças da comunidade, atendimento aos moradores. Estes foram orientados e sanaram dúvidas sobre assuntos relacionados a direito criminal, divórcio, pensão e aposentadoria.

 

*Fotos: OAB/Sinop