Inaugurada na última quinta-feira (05/10), a sede da subseção de Peixoto de Azevedo da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) representou um marco para a região. O espaço foi aclamado pelas autoridades presentes como a Casa da Cidadania. Construída com a união de esforços do Sistema OAB-MT, da advocacia e de toda a sociedade, a sede própria é a realização de um sonho iniciado há 20 anos.
O terreno onde se situa a OAB Peixoto de Azevedo foi conquistado pelo pai do atual presidente da subseção, Marcus Augusto Giraldi Macedo, Adelino Valdir de Oliveira Macedo, em 1997. Desde então, a sede própria se tornou um sonho realizado a várias mãos.
Ao longo de um ano de obras coordenadas pela Comissão de Construção da Subseção de Peixoto de Azevedo, composta por 15 membros e sob a presidência do advogado Nilson Portela, o espaço contou com a parceria entre o Poder Judiciário e a Cadeia Pública e cerca de 90% da mão de obra foi de reeducandos, incentivando assim os projetos de ressocialização.
A sede possui 270 metros quadrados e auditório com capacidade para 140 pessoas. No local, há também uma sala exclusiva para a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT). “Tenho certeza que a nossa delegada, Dra. Fabrícia Dembogurski, fará um bom uso do local, celebrando mais convênios e divulgando os demais serviços e benefícios que oferecemos à advocacia de Mato Grosso”, afirma o presidente da CAA/MT, Itallo Leite.
Além de seu presidente, a CAA/MT esteve representada por sua vice-presidente, Xênia Artmann Guerra; seu diretor tesoureiro, Leonardo de Mesquita Vergani; e por seus diretores Clarissa Lopes Dias e José Luiz de Aguiar Bojikian.
De acordo com o presidente da OAB Peixoto de Azevedo, a nova sede servirá não apenas para eventos da advocacia, mas também para cursos de capacitação, audiências públicas e debates. “Esta é a Casa do Cidadão, um lugar para abrigar os pleitos da sociedade. A advocacia, como voz constitucional do cidadão, deve ser a caixa de ressonância para abrigar os anseios da população”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.
Para o prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, trata-se de uma obra importante para o município. “A população toda ganha com um espaço como esse”, disse.
Deputado estadual, Pedro Satélite esmaltou a importância da sede própria da OAB Peixoto de Azevedo inclusive para o desenvolvimento econômico da região. “Este lugar é um exemplo da organização que os investidores procuram em uma localidade. Nos próximos dias devemos receber cônsules da China para conhecer as nossas potencialidades e esse espaço é ideal para eles falarem como a população”, exemplificou.