\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
O advogado Vilson Barozzi, presidente da Comissão de Meio Ambiente da 6º Subseção da OAB Sinop e representante da OAB junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente de Sinop participou de uma reunião com os Promotores da região norte do estado, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, e o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe.
\r\n
 
\r\n
  
\r\n
 
\r\n
Além da OAB estiveram presentes no Ministério Público representantes de outras entidades como o Movimento dos Atingidos por Barragem, a Colônia de Pescadores, Fórum Teles Pires Vivo, Unemat e acadêmicos de direito. 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
Os representantes de entidades foram verificar com o Ministério Publico quais ações serão desenvolvidas na discussão pela aprovação da construção das hidrelétricas no nortão e bacia do Rio Teles Pires.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
O Complexo Teles Pires é composto pelas Usinas Hidrelétricas Teles Pires, Sinop, São Manoel, Colíder e Foz do Apiacás. Com a construção das usinas, dez municípios serão atingidos pelas barragens: Colíder, Alta Floresta, Sinop, Apiacás, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Cláudia, Paranaíta, Carlinda e Nova Monte Verde.  A UHE Teles Pires está em licença prévia e a UHE Colíder está em fase de instalação. As demais estão em fase de estudo para obtenção da licença prévia.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
"Nossa preocupação é que do jeito como esta o projeto destas hidrelétricas não podemos aceitar, são dezenas de problemas que não podemos deixar passar, estamos unidos e mobilizados porque estamos falando de nosso futuro, o futuro de nossos filhos e queremos o Ministério Publico conosco", disse Barozzi.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
Segundo Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística o Ministério Publico está sim do lado da população e a reunião foi justamente para verificar os problemas que os promotores estão enfrentando em suas comarcas e ao mesmo tempo padronizar a linha de atuação dos mesmos.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
"Estamos falando de profissionais jovens com sérios problemas para resolver afinal estas Usinas causarão impactos profundos nos municípios, impactos que mais tarde resultarão em problemas sociais, não é só a altura da barragem ou as eclusas que nos preocupam, ainda temos que pensar no risco de extinção da fauna e flora, a qualidade da agua, as riquezas que estão nos rios, os assentamentos", disse Scaloppe perguntando "Afinal que herança deixaremos aos cidadãos?".
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
A reunião dos promotores aconteceu durante toda a sexta-feira e no fim da tarde  os representantes das entidades foram recebidos. No encerramento do encontro foi informado que haverá uma reunião no próximo dia 17 de março, com o MPE e a presença do Secretario Estadual de Meio Ambiente aqui em Sinop e toda sociedade esta convidada.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
 
\r\n
Os promotores que participaram da reunião foram: Dr Luiz Gustavo - Promotor de Justiça de Sinop, Dr. Marcelo Caetano Vacchiano - Promotor de Justiça de Alta Floresta e Paranaíta, Dra. Ana Luíza Barbosa da Cunha - Promotora de Justiça de Cláudia e União do Sul, Dr. Augusto Cesar Fuzaro - Promotor de Justiça de Nova Mutum, Dr. Daniel Balan Zappia - Promotor de Justiça de Feliz Natal e Vera, Dr. Daniel Carvalho Mariano - Promotor de Justiça de Nova Canaã do Norte, Dr. Dannilo Pretti Vieira - Promotor de Justiça de Marcelândia, Dra. Hellen Ulian Kuriki - Promotora de Justiça de Nova Canaã, Colíder e Nova Santa Helena, Dr. Henrique de Carvalho Pugliesi - Promotor de Justiça de Apiacás e Nova Monte Verde.
\r\n
 
\r\n
 
\r\n