Trocar a fralda de um bebê. Algo aparentemente simples, certo? Nem sempre. A advogada Dinara Arruda passou por uma experiência nada agradável quando teve que participar de uma reunião da Comissão Nacional de Educação Jurídica no Conselho Federal da OAB, em Brasília. Sem condições de deixar sua filha em casa, levou a pequena junto para a Capital Federal. Lá chegando, não encontrou local adequado para fazer a troca de fraldas.

 

“Como pode um prédio daquele tamanho, com aquela estrutura, não disponibilizar um fraldário? Retornei a Cuiabá e expus essa dificuldade em uma reunião do Conselho Estadual, acreditando que nossa Seccional deveria disponibilizar esses fraldários e, imediatamente, obtive resposta positiva da Caixa de Assistência”, informa Dinara Arruda.

 

Desde o dia 15 de maio, os trocadores de fraldas – adquiridos com recursos da OAB/MT e CAA/MT – estão sendo instalados nas salas da OAB/MT em Cuiabá, sede da Seccional, Estacionamento dos Advogados e Subseção da OAB/Várzea Grande. “O que para muitos pode parecer algo irrelevante, para as advogadas que são mães e têm filhos pequenos, esses fraldários possuem importância ímpar”, lembra o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos.

 

Ele adianta que a instalação dos trocadores de fraldas no interior do Estado atenderá as demandas recebidas das Subseções da OAB/MT. 

 

Para a advogada Dinara Arruda esse é um importante passo para que as mulheres se sintam valorizadas enquanto profissionais da advocacia e mães. “Assim como eu, outras tantas colegas já tiveram e têm a necessidade de levar seus bebês em audiências, por exemplo”.

 

A notícia foi tão bem recebida que virou até post no Instagram feito pelo Mundo da Mãe – site especializado no mundo materno-infantil. Na publicação, a iniciativa da Seccional e CAA/MT foi parabenizada. A frase “Nós, mamães advogadas, agradecemos imensamente, pois facilitará, e muito, nossa jornada diária” encerra o post.