Mato Grosso é o estado da região Centro-Oeste que mais realizou certificações digitais no mês de agosto. De acordo com a Autoridade Certificadora do Conselho Federal da OAB (ACOAB), foram feitas 221 validações. Em seguida, aparecem Distrito Federal (140) e Mato Grosso do Sul (126). Esse número coloca Mato Grosso na sétima posição do ranking nacional, ficando atrás de Rio de Janeiro (1.405), São Paulo (840), Ceará (483), Paraná (425), Pará (333) e Pernambuco (316).
\r\n
Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Leonardo Pio da Silva Campos, o aumento no número de certificações digitais é o reflexo do intenso trabalho que vem sendo feito em parceria com a empresa Minc Certificação Digital e as Subseções da OAB/MT. "Esse é mais um dos serviços essenciais que ofertamos e que tem uma enorme procura".
\r\n
\r\nEle lembra que, além de disponibilizar o serviço na sede da CAA/MT, em Cuiabá, oferece-o no interior do estado junto ao projeto Caravana da Caixa. “Para que todos os nossos colegas advogados (as) estejam aptos à utilização do Processo Judicial Eletrônico, um representante da Minc está visitando as Subseções para orientar e realizar a validação do certificado digital”, completa Leonardo Pio da Silva Campos.
\r\nSegundo o relatório da ACOAB, em 2012, Mato Grosso registrou 952 validações nos primeiros oito meses do ano. Este número supera a soma de todas as validações realizadas entre os anos de 2008 e 2011 que totalizam 379.
\r\nO coordenador da Minc para o estado, Eduardo Molinari Neto, conta que em agosto, o serviço esteve disponível nas Subseções da OAB de Primavera do Leste, Tangará da Serra e Sorriso onde foram validados 88 certificados digitais. Em setembro, foram feitas 86 validações em Barra do Garças. “Agora, até o fim deste mês, percorreremos as Subseções de Peixoto de Azevedo, Colíder e Sinop”, adianta.