Aproximadamente 200 livros foram arrecadados pela Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT para a Biblioteca da Casa de Amparo em Cuiabá. Para a presidente da CDM, Ana Lúcia Ricarte, é uma primeira conquista em prol das mulheres e crianças atendidas pela entidade. A inauguração ocorreu na tarde do Dia Internacional da Mulher (08/03).
\r\n\r\n
\r\n
A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) foi parceira da CDM, doando as prateleiras para colocação dos novos exemplaresque, agora, fazem parte do acervo literário da Casa de Amparo. Na oportunidade, uma das diretoras da CAA/MT Terência Spedita Santos representou toda a diretoria da entidade.
\r\n\r\n
\r\n
"Fizemos uma campanha de menos de um mês e conseguimos uma grande participação. Colaboraram vários advogados, cartórios, que entendem o valor do projeto. A nossa intenção agora é melhorar o ambiente. Vamos continuar a receber doações necessárias, como almofadas do tipo “puf”, para as crianças se acomodarem para ler", ressaltou Ana Lúcia Ricarte.
\r\n\r\n
\r\n
A Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica é mantida pela Prefeitura de Cuiabá e também conta com uma videoteca. A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Regina Kaizer, ressaltou a importância da atuação da OAB/MT.
\r\n\r\n
\r\n
“Parcerias como essa são fundamentais para o processo de reintegração da mulher vítima de qualquer tipo de violência. Ela já rompeu barreiras denunciando o agressor, procurando ajuda. Nada mais justo do que um atendimento digno”, frisou a secretária.
\r\n\r\n
\r\n
ATENDIMENTOS - Atendimentos social, psicológico, acompanhamento jurídico, e de transporte são serviços disponibilizados as mulheres protegidas e aos seus filhos. Elas permanecem, em média, por três meses na unidade e deixam o local depois que encontram um lugar adequado para se instalar distante do agressor.
\r\n\r\n
\r\n
A Casa de Amparo foi fundada em agosto de 2002 e hoje disponibiliza 45 leitos para abrigar mulheres e crianças. Já atendeu 2.405 pessoas (976 mulheres e 1.429 crianças).
\r\n\r\n
“Quero agradecer a todos que fizeram as doações. Podem acreditar, vocês ajudaram aquelas mulheres e crianças em um momento difícil da vida a encontrarem conforto em um bom livro”, finalizou a presidente da Comissão da Mulher da OAB/MT.
\r\n