O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e coordenador das Comissões Temáticas da OAB/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, participou, na tarde desta sexta-feira (11/07), de audiência pública no auditório do Fórum Cível e Criminal de Cuiabá. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), objetivando à formatação de seu Planejamento Estratégico 2015/2019.
A OAB/MT também esteve representada pelo seu presidente, Maurício Aude; conselheiro estadual e presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Eduardo Manzeppi; e o ex-presidente da Ordem Ussiel Tavares. Representantes da sociedade civil organizada compareceram à audiência.
Em sua participação, Leonardo Campos parabenizou a iniciativa do TJMT ao realizar a audiência pública e destacou o diálogo existente entre as instituições. Contudo, lembrou de grande dificuldade encontrada por uma parcela da população que busca a solução de seus problemas junto ao Judiciário. “Hoje, o Judiciário atende a dois tipos de população: a rica e a pobre. Uma parcela, a chamada classe média, está alijada das discussões processuais devido às altas custas judiciais. Isso precisa ser revisto”, sugeriu.
A agilidade foi outro ponto abordado pelo presidente da CAA/MT e coordenador das Comissões Temáticas da OAB/MT. “Um órgão que tem por função resolver conflitos não pode, num momento em que as informações são tão rápidas, atrapalhar a resolução dos problemas".
Leonardo Campos finalizou observando a importancia da capacitação dos serventuários da justiça e realização de concursos públicos. "Os estagiários, por exemplo: está provado que quando você o qualifica, ele acaba abandonando sua função por, entre outros motivos, o fim dos contratos”.
*Foto: OAB/MT