\r\n

Instituído pela atual diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), o Programa Anuidade Zero beneficiou, somente em agosto, dez advogadas da Capital e interior do Estado. Por meio do projeto Auxílio Maternidade, a entidade devolve o valor da anuidade paga à Ordem dos Advogados do Brasil no ano em que a profissional da Advocacia der à luz. Sem burocracia para requerer o benefício, elas recebem um cheque no valor de R$ 725 em, aproximadamente, 20 dias após solicitação junto à CAA/MT.

\r\n

  

\r\n

O presidente da Caixa de Assistência, Leonardo Pio da Silva Campos explica que esse auxílio tem por objetivo oferecer um pouco de tranqüilidade à mulher nessa fase em que há muitas despesas com o recém-nascido. “Ainda em campanha, dizíamos que uma de nossas prioridades seria a valorização da mulher advogada. Sabemos que muitas têm jornada tripla de trabalho, uma vez que são profissionais, esposas e mães. O Auxílio Maternidade é uma prova de que, realmente, a CAA/MT está ao lado da mulher advogada”.

\r\n

 

\r\n

Mãe de gêmeos, a advogada atuante em Cuiabá Laura Cristina dos Santos Amorim aprovou a iniciativa da CAA/MT. “Achei um incentivo muito bom para nós. Isso é uma prova de atenção com a advogada em um momento tão especial de sua vida. Fiquei muito satisfeita com o recebimento do auxílio que, em minha opinião, é um exemplo a ser seguido pelas outras Seccionais”.

\r\n

  

\r\n

Para ter acesso ao Auxílio Maternidade, a profissional deve preencher o requerimento que está disponível no site da Caixa de Assistência dos Advogados e entregar, juntamente com a fotocópia da carteira da OAB e da certidão de nascimento da criança, na sede da CAA/MT, em Cuiabá, ou nas Subseções. É preciso estar adimplente com a Ordem. Vale lembrar que, em caso de nascimento de gêmeos, é entregue apenas um cheque com o valor da anuidade porque o Programa Anuidade Zero visa ao profissional e não à criança.

\r\n

  

\r\n

“Foi tudo muito simples. Em, mais ou menos, um mês, já estava recebendo o Auxílio Maternidade”, relata a advogada atuante em Cáceres Elisângela Alves Pedroso da Cunha o procedimento para solicitação do benefício. Sobre a ação pioneira da Caixa de Assistência, ela afirma ser válida, uma vez que “é um período em que a advogada limita seus atendimentos como profissional para dedicar-se ao filho, tendo seus ganhos reduzidos e as despesas aumentadas”. 

\r\n

  

\r\n

A advogada de Jaciara Joany Fábia Pinheiro Rodrigues conta que tomou conhecimento do auxílio quando ainda estava no quarto mês de gestação. “Fiquei muito feliz em saber porque mostra que a entidade está cada vez mais empenhada em valorizar a advogada não só como profissional, mas como mãe e mulher também”. Assim como Elisângela, ela assegura ser todo o processo de requisição sem complicações. “É tudo muito rápido e sem burocracia”.

\r\n

 

\r\n

EXEMPLO – A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) saiu na frente ao lançar um benefício que não apenas oportuniza a anuidade zero, mas valoriza a mulher advogada. A repercussão positiva chegou a outros estados. Há pouco mais de dois meses, o Auxílio Maternidade passou a fazer parte das vantagens oferecidas pela Caixa de Assistência do Rio de Janeiro às profissionais da Advocacia. Naquele Estado, tem o nome de Projeto Nascer.

\r\n

  

\r\n

Confira os nomes das advogadas beneficiadas com o Auxílio Maternidade no mês de agosto:

\r\n

 

\r\n

 Maria Fernanda Toledo Ribeiro Maymone (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Patrícia Gevezier Podolan de Figueiredo (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Alessandra Gouvêa de Vasconcelos (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Cristiane Aparecida Biava de Paiva (Campo Novo dos Parecis)

\r\n

 

\r\n

Ana Carolina Lenzi (Guarantã do Norte)

\r\n

 

\r\n

Laura Cristina dos Santos Amorim (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Alessandra de Holanda Tanigut Moura (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Ana Catiúcia Lins de Almeida Gariglio (Cuiabá)

\r\n

 

\r\n

Joany Fábia Pinheiro Rodrigues (Jaciara)

\r\n

 

\r\n

Elisângela Alves Pedroso da Cunha (Cáceres)

\r\n

 
\r\n