\r\nA diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) participou de desagravo público, em Tangará da Serra, na noite da última segunda-feira (08/08). Juntamente com membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, a CAA/MT compareceu ao ato realizado no plenário da Câmara de Vereadores em desfavor de um vereador que fez propaganda para captação ilegal de clientes, além de colocar a população local contra a Ordem e os advogados militantes na cidade.
\r\n
\r\n 

\r\n

 

\r\n

“Está havendo uma inversão de valores. A Ordem dos Advogados do Brasil sempre esteve ao lado da população brasileira, inclusive, em momentos decisivos para a democracia deste país como, por exemplo, na luta contra a ditadura, na implantação da Constituição Federal e no impeachment de Fernando Collor de Melo. A população de Tangará da Serra pode estar certa que, se a OAB/MT afirmou ser ilegal a ação do vereador, é porque algo estava errado. A Ordem jamais deixará a sociedade vulnerável”, enfatiza o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nEm seu discurso, o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, disse rechaçar todos os atos ilegais e arbitrários praticados pelo vereador contra o presidente da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos. “Essas atitudes isoladas tentaram desmoralizar e aviltar toda a classe advocatícia, mas nada contribuíram para o aprimoramento das instituições, do direito e das leis”.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nDurante o ato de desagravo, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, João Batista Cavalcante da Silva, ressaltou que a OAB/MT “jamais se curvará diante daqueles que, equivocada e diferentemente da maioria, se julgam superiores à lei e pretendem violar os direitos dos profissionais da advocacia. Em hipótese alguma defendemos o corporativismo, apenas exercemos a defesa solidária do advogado, quando alvo de ilegalidade e abuso de poder”. Ele assegurou que o TDP prosseguirá intransigente na defesa da classe, buscando, incansavelmente, o respeito e a valorização dos profissionais da Advocacia.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n“Em nome de todos os advogados da Subseção, agradeço à diretoria da OAB/MT, TDP e CAA/MT pela atuação rápida e enérgica, demonstrando que a classe dos advogados é unida em prol das prerrogativas e do interesse social”, destacou o presidente da Subseção da OAB de Tangará da Serra, Josemar dos Santos.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nEstiveram presentes ao desagravo público o vice-presidente do TDP, Luiz da Penha; os conselheiros estaduais Fábio Capilé, Luiz Carlos Rezende e Ronimárcio Naves; o presidente da Comissão de Direito de Trânsito, Thiago França; a presidente da Comissão de Juizados Especiais, Juliana Gimenez; os advogados e membros de comissões da OAB/MT, Eduardo Guimarães, Eduardo Lacerda e Daniel Padilha; e o tesoureiro da CAA/MT, Leonardo de Mesquita Vergani.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nDe Tangará da Serra participaram o vice-presidente da Subseção, Lindolfo Alves da Costa; a tesoureira, Viviane Anne Diavan; o secretário-geral adjunto, José Antônio Dutra; o delegado da CAA/MT, Donizete Lamim; além do presidente da Comissão de Prerrogativas, Rafael Soares Martinazzo; e dos ex-presidentes, João Carlos Hidalgo Thomé e Joacir Jolando Neves. Advogados que atuam na cidade, estagiários e estudantes também compareceram à Câmara de Vereadores.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nRONDONÓPOLIS – Há duas semanas, o presidente da Caixa de Assistência manifestou apoio à OAB/MT em ações contra o Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal de Rondonópolis. Naquele município, magistrados estão estabelecendo, por meios de ações, percentual dos honorários estipulados entre os advogados e seus clientes.
\r\n 
\r\n 
\r\n