O OABPrev divulga, mensalmente em seu site, os dados estatísticos atualizados de sua massa de participantes e assistidos. A atualização realizada na última semana traz um novo conjunto de tabelas e gráficos que apresentam estatísticas relacionadas aos participantes OABPrev em números, como evolução e perfil dos participantes ativos. Além disso, também é possível ter acesso às informações referentes ao perfil dos assistidos, como média do benefício mensal, inclusive os valores totais pagos por tipo de benefício.
De acordo com os dados divulgados, de janeiro de 2011 a setembro de 2012, o número de participantes ativos da Entidade aumentou em 16,4%, percentual que comprova um avanço significativo no número de participantes e, consequentemente, de pessoas que têm cultura previdenciária e fazem a gestão de seus recursos pensando no futuro, destinando parte deles à previdência.
Com relação à idade, os participantes estão ingressando cada vez mais cedo nos planos de previdência. Os dados do OABPrev comprovam que aproximadamente 17% dos atuais participantes têm até 30 anos, verificando a consciência e preocupação, cada vez mais presente nos jovens, em garantir um futuro tranquilo e com dignidade para eles e suas famílias. Além disto, o perfil dos participantes ativos, atualmente, dá-se por idade média de 38 anos, o que enfatiza ainda mais este aspecto.
Em meio a riscos constantes e diante da realidade conturbada em que a sociedade está inserida, cada vez mais, jovens adultos se veem na obrigação de planejar um futuro tranquilo para si e para entes queridos. O número de participantes aumenta e a idade média dos mesmos diminui. A estabilidade financeira e a manutenção do padrão de vida ao final da vida profissional já é uma preocupação daqueles que ainda estão longe desta realidade. No entanto, a necessidade de um pensamento no presente para a garantia de um futuro se vê cada vez mais evidente, no qual a previdência surge como um planejamento necessário. Estando a massa de participantes cada vez mais jovem, é certa a conscientização previdenciária que este grupo vem adquirindo.
Financeiramente, em comparação com o INSS, o OABPrev apresentou como benefício médio de aposentadoria pago aos assistidos, um valor superior em, aproximadamente, 35%.
“O mercado de previdência complementar vêm crescendo significativamente, o que demonstra que as pessoas estão percebendo a importância deste instrumento de poupança e segurança no futuro. Assim, se faz necessário, para um crescimento mais acelerado nos fundos instituídos, não somente a participação mais ativa dos instituidores, mas uma profunda alteração nos planos e modelos ofertados, com melhores incentivos fiscais (ex. VGBL), momento de escolha da tributação, desoneração nas entidades instituídas, com planos CD (regime de capitalização), autorização para resgates parciais, planos objetivando custeio de planos de saúde no futuro e outros”, explica o Diretor Presidente, Roberto Dias Perecini.
Permanentemente centrado no interesse de seus participantes, em seus perfis e evolução, o fundo de pensão da Ordem dos Advogados, que atende 11 estados do país, dentre eles Minas Gerais, Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, reconhece a importância de continuar agindo de tal maneira, de modo a agregar valor e qualidade aos seus serviços, em meio a uma equipe bem preparada, desenvolvendo um trabalho sempre transparente e conciso.
Foto: Internet