\r\n

 

\r\n

Brincadeiras, cineminha, jogos, oficinas de arte, passeios. Estas foram algumas das atividades desenvolvidas na 4ª Colônia de Férias. Idealizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), o evento registrou um número recorde de inscritos, havendo cerca de 60 crianças e adolescentes (com idades entre 6 e 12 anos) filhos ou dependentes de advogados. Pela primeira vez, a programação foi coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e Faculdade de Educação Física da UFMT.

\r\n

 

\r\n


\r\n 

\r\n

“As brincadeiras chamaram minha atenção. Quando eu vi a programação da colônia, fiquei pedindo para minha mãe me deixar participar. Gostei muito”, relata Gabriel Zaneti,9, inscrito pela primeira vez na Colônia de Férias da CAA/MT que foi realizada entre os dias 23 e 27 de janeiro, na UFMT.

\r\n

 

\r\n


\r\n 

\r\n

Participando pela primeira vez também estava Lorena Magalhães, 7. Tímida no primeiro dia, não demorou a fazer novas amizades. “Conheci um monte de gente que eu nunca tinha visto como a Mel que agora é a minha nova amiga”. Quando perguntada sobre a programação, a pequena diz ter gostado de participar, principalmente, da brincadeira ‘Guerra de Balões’. “Se eu estivesse lá em casa, estaria em frente à televisão ou no computador. Aqui é bem mais legal”, revela.

\r\n


\r\n 

\r\n

Os pais também aprovaram a iniciativa da CAA/MT. “A Caixa de Assistência está de parabéns. Quando tomei conhecimento da colônia de férias, não hesitei porque sabia que seria ótimo. Afinal, Caixa de Assistência e UFMT juntas só poderia haver uma excelente organização. Na próxima edição, trarei meus filhos novamente”, afirma a defensora pública Danielle Dorilêo. 

\r\n

 

\r\n


\r\n 

\r\n

Sobre a programação, ela sugeriu uma maior interação com a parte cultural da universidade. “Seria muito interessante que as crianças participassem, por exemplo, dos ensaios da orquestra”. Ida aos museus da pré-história e do Rio Cuiabá foram, também, os locais mais sugeridos pelos pais e responsáveis em questionário de avaliação da 4ª Colônia de Férias. 

\r\n


\r\n 

\r\n

“Contribuir com o despertar da cidadania, em todos os seus aspectos, é o objetivo de nossa Colônia de Férias. Assim, avaliaremos todas as propostas a nós encaminhadas para, de posse dessas informações, elaborarmos a programação de nossa quinta edição. É certo que as atividades em que observamos maior interesse por parte dos pequenos serão mantidas”, adianta o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos. A 5ª Colônia de Férias ocorrerá em julho.

\r\n

 

\r\n


\r\n 

\r\n

PARCERIA – Pela primeira vez, a colônia de férias foi coordenada pela UFMT. A credibilidade da instituição perante a sociedade foi um dos fatores motivadores para o grande número de inscritos. “Muito oportuna essa parceria com a Caixa de Assistência porque mostramos que voltamos à organização desse tipo de evento. Em decorrência da grande aceitação, já estamos pensando em ampliar essa colônia de férias a um número maior de participantes e inserir mais atividades na programação para a próxima edição”, diz o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência em exercício Hildebrando Daltro Júnior.

\r\n


\r\n 

\r\n

 

\r\n

Os monitores Elvis dos Santos e Joaquim Borges de Souza explicam que foram necessários ajustes na programação inicial das atividades. “Ninguém esperava um grupo tão numeroso de inscritos. Diante disso, adequamos o nosso plano de trabalho para contemplar as necessidades de todas as faixas etárias”, comentam.

\r\n


\r\n 

\r\n

Segundo a equipe responsável pelo acompanhamento dos participantes, nenhum incidente foi registrado durante os cinco dias de atividades. 

\r\n

 

\r\n

\r\n


\r\n