A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (CDM/OAB-MT), reivindica a criação de um local específico para a amamentação e troca de fraldas nas dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A solicitação será encaminhada, ainda esta semana, via ofício, ao presidente do Tribunal, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho.
\r\n\r\n
“Essa medida vem suprir um desejo antigo das mulheres lactantes que freqüentam o Tribunal de Justiça. Sabemos que muitas necessitam levar consigo seus filhos que estão em fase de amamentação. Assim, pensando no bem estar não apenas das advogadas, mas das servidoras, estagiárias e usuárias do Poder Judiciário, pedimos a destinação de um espaço para que seja utilizado, especificamente, à amamentação e à troca de fraldas. Não mediremos esforços para proporcionar tratamento digno a todas”, destaca o presidente da CAA-MT, Leonardo Pio da Silva Campos.
\r\n\r\n
Em novembro do ano passado, argumentos em prol da criação da sala para amamentação e troca de fraldas, foram apresentados, pessoalmente, pelo presidente da CAA-MT ao então presidente do TJMT, desembargador José Silvério. Na oportunidade, o magistrado mostrou-se favorável à execução da ação descrita por Leonardo Pio da Silva Campos. No encontro, ficou acordado que um espaço somente seria destinado às mães, após um estudo sobre o local mais adequado ao atendimento daquelas necessidades.
\r\n
\r\n
AVANÇOS – Há pouco mais de um ano à frente da gestão da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), a atual diretoria tem muito a comemorar quando o assunto é a valorização da profissional advogada. Além dos diversos convênios firmados pela entidade que beneficiam, diretamente, a mulher advogada e seus dependentes, a luta pela cessão de vagas nos estacionamentos do Poder Judiciário é constante.
\r\n
\r\n
“Temos que oferecer acessibilidade as nossas advogadas”, explica o presidente da CAA-MT, Leonardo Pio da Silva Campos. Vagas exclusivas a gestantes nos estacionamentos e a criação de salas para amamentação e troca de fraldas já foram pedidas aos órgãos das esferas federal e estadual do Judiciário.
\r\n\r\n
\r\nOutra grande conquista é o Auxílio Maternidade. Projeto pioneiro da CAA-MT, restitui o valor referente à anuidade da OAB/MT. Implantada no início deste ano, a ação já beneficiou 20 advogadas de todo Mato Grosso.
\r\n
