O presidente e a secretária-geral, Itallo Leite e Ana Carolina Barchet, representaram a Caixa de Assistência dos Advogados no lançamento da campanha Outubro Rosa do Sistema OAB/MT. O evento foi realizado nesta quinta-feira (06), no auditório da Seccional, em parceria com o MTmamma.  

 

“Este é um momento para refletirmos sobre o câncer de mama que é uma doença que vitima milhares de mulheres todos os anos, em nosso País. A Caixa de Assistência dos Advogados abraça essa importante causa social”, afirma o presidente da CAA/MT.

 

A secretária-geral da CAA/MT destacou a importância do compartilhamento das informações sobre a doença. “Principalmente, que o câncer de mama tem tratamento e cura”, completa. Ela conclamou todos os presentes a incentivarem mães, tias, filhas, avós, amigas a realizarem o autoexame das mamas. “É importante lembrar que a doença acomete homens também”, finaliza.

 

O presidente da OAB/MT, Leonardo Campos, lembrou que a participação da Seccional na campanha Outubro Rosa teve início por meio das ações da Caixa de Assistência dos Advogados, em 2010. “Enquanto ‘advogada da sociedade’, a Ordem não poderia ficar de fora desse grande movimento, de nível mundial, em prol da saúde feminina”.

 

De acordo com a presidente do MTmamma, Veralice Valéria, estão aumentando os números de casos de câncer de mama em pessoas jovens. Contudo, ela esclarece que há cerca de 90% de chances de cura quando o câncer de mama é diagnosticado em sua fase inicial.  

 

O evento teve ainda duas palestras: métodos para detecção do câncer de mama e os direitos da pessoa com câncer. Os temas foram apresentados pela médica radiologista Fabiana de Moura Carvalho e pelo advogado e presidente da Comissão de Saúde da OAB/MT, Marcello Norbiatto, respectivamente. A Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso também esteve presente, executando o Hino Nacional e canções populares.

 

Estiveram presentes ao lançamento da campanha Outubro Rosa do Sistema OAB/MT representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, profissionais da advocacia e sociedade civil organizada.

 

*Foto: ZFPress