O último sábado (05) foi de mobilização da advocacia contra o Zika vírus. A campanha, coordenada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), reuniu dezenas de pessoas durante o dia nos parques Mãe Bonifácia e Tia Nair, em Cuiabá.
“Estamos satisfeitos em ver que nossa campanha educativa atingiu o seu objetivo ao conscientizar não somente a classe advocatícia, mas toda a sociedade, contra o Zika vírus. Essa mobilização ocorreu tanto na Capital quanto no interior do Estado, demonstrando a preocupação da atual gestão com as questões sociais. Graças ao envolvimento de todos, a ação foi um sucesso”, avalia o presidente da CAA/MT, Itallo Leite.
Ele conta que esse foi um evento que ocorreu, concomitantemente, em todas as seccionais da OAB, sob a orientação da Coordenadoria Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad).
Além da abordagem direta, a campanha “Advocacia unida contra o Zika: para ele não tem defesa” distribuiu à população panfletos contendo dicas sobre os principais sintomas da doença e medidas simples para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Na oportunidade, profissionais da saúde prestaram esclarecimentos sobre a Zika. Uma equipe do Hospital Santa Rosa aferiu a pressão arterial e realizou, gratuitamente, teste de glicemia. Já as colaboradoras da Criativa Farmácia de Manipulação aplicaram repelentes e deram orientações sobre as formas de prevenção ao mosquito transmissor. Importante destacar que ambas as empresas parcerias nessa ação são conveniadas à CAA/MT.
“Estou aqui pela causa. Acredito que a sociedade tem que se mobilizar mesmo. A situação é séria. Tenho vários amigos que já tiveram a doença”, relata o advogado Matheus Guilherme Pouso Gomes que, tão logo teve conhecimento da ação, aprovou a ideia e compareceu para prestigiar a ação realizada no Parque Mãe Bonifácia.
Quem se fez presente também foi a advogada Karla Pompermayer. Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MT, ela ressaltou a importância da mobilização. “Essas ações são válidas porque o cidadão está acima do advogado. Nós, enquanto profissionais da advocacia e membros da Comissão de Direito do Consumidor, temos que fomentar atividades que incentivem as relações humanas e, nesse sentido, a Caixa de Assistência está de parabéns”.
“Essa campanha é muito importante porque a gente acha que só o outro é que pode ser acometido pela doença. Com essa mobilização toda, a gente mostra para a comunidade que ninguém está livre disso”, completa a advogada, membro de comissões e conselheira pela OAB/MT, Paula Regina de Toledo Ribeiro.
*Fotos: ZFPress