Valorizar a mulher advogada. É com este objetivo que – desde janeiro deste ano – a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) implantou o Auxílio Maternidade. A ação, pioneira em todo o Brasil, tem por objetivo restituir uma anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em forma de auxílio às profissionais do Direito que deram à luz.
\r\nApresentada em reunião pelo presidente, Leonardo Pio da Silva Campos, aos representantes das Caixas de Assistência de todo o país, a ideia foi bem recebida e, já colocada em prática, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, no último dia 21 de junho. Naquele estado, foi batizado com o nome “Projeto Nascer”.
\r\n“Para nós da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso é uma honra sabermos que somos referência para as demais Caixas. Sentimo-nos felizes porque mais advogadas serão beneficiadas em outras localidades. Esse foi um compromisso assumido por nós, ainda em campanha, e colocado em prática há seis meses porque sabemos que há muitas despesas nessa fase”. Em Mato Grosso, graças ao trabalho da diretoria da Caixa, já receberam o auxílio 22 advogadas. O benefício é estendido à adoção de crianças.
\r\nA solicitação do Auxílio Maternidade é simples e rápida, sendo o valor (R$ 725) liberado, normalmente, no prazo de 20 a contar da entrega do requerimento. O benefício deve ser solicitado em até 120 dias após o nascimento da criança. Além da Certidão de Nascimento, a advogada tem que apresentar a sua habilitação profissional (carteira da OAB) e estar adimplente junto à Ordem.
\r\nMãe de primeira viagem, Sílvia Cristina Borges Martins aprovou a iniciativa pioneira da CAA/MT. “Ainda grávida, fiquei sabendo desse benefício. Logo após o nascimento de meu filho, no mês de abril, solicitei-o direito na Caixa. Achei muito importante o pagamento do auxílio, uma vez que existem muitas despesas com o bebê. É um dinheiro que vem em boa hora”.
\r\nAlém da entrega do cheque referente ao pagamento do Auxílio Maternidade à advogada Sílvia, o presidente da CAA/MT repassou, na manhã desta sexta-feira (01/07), o valor do benefício à Cristiane Picolin Sanches.
\r\n