Pelo segundo ano consecutivo, a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) abraça a nobre causa do movimento “Novembro Azul”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 70 mil novos casos da doença são registrados, por ano, no Brasil. “Como braço social da OAB e responsável direta pelo bem-estar da advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso apoia as ações do Novembro Azul. Assim, conclamamos todos os advogados a realizarem os exames preventivos periodicamente”, frisa o presidente em exercício, Flaviano Kléber Taques de Figueiredo.
Dados do Inca mostram que o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os brasileiros do sexo masculino, ficando atrás somente do câncer de pele. Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Contudo, vale ressaltar que a cada 10 casos de câncer descobertos no início, nove têm chance de cura.
Alimentação saudável, não fumar, manter-se ativo fisicamente são formas de prevenção da doença.
A PRÓSTATA - A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
DIAGNÓSTICO - O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de exame de toque retal e medição da dosagem sanguínea de PSA (Antígeno Prostático Específico). Cerca de 20% dos homens com câncer próstata sintomático apresentam nível de PSA normal. A depender da região da próstata em que se instala, a doença pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é a realização de ambos os exames, que adquirem funções complementares.
A recomendação médica é que os exames de toque retal e PSA sejam realizados, anualmente, a partir dos 50 anos. Homens com histórico da doença na família, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
ALGUNS SINTOMAS - Dores lombares, na bacia ou nos joelhos, aliadas a problemas de micção e ereção e sangramento pela uretra podem ser indicativos de câncer de próstata. Uma vez diagnosticada a doença, quanto mais recente apresentar-se o tumor maiores as chances de cura. O tratamento indicado varia de caso a caso, podendo contemplar cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e até vacinas. A escolha do tratamento leva em conta a idade do paciente, suas condições gerais de saúde e o estágio da doença.
Mais informações: www.novembroazul.org.br
*Foto: Google