O primeiro Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MT e Delegados(as) da CAA/MT da gestão 2016/2018 transformou o município de Barra do Garças na Capital da Advocacia, entre os dias 7 e 9 de abril. A solenidade de abertura do evento ocorreu na última quinta-feira (7) e contou com cerca de 200 advogados, reunindo os presidentes das 29 Subseções, bem como delegados(as) da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT) e presidentes das Comissões de Jovem Advogado (Cojad).

 

Presidente da Subseção da OAB de Barra do Garças, Leonardo André da Mata, afirmou que este é um marco histórico já que, após quase 10 anos, o evento volta a ocorrer no município. “Este evento - que é o maior da advocacia – demonstra que a OAB está atenta e vigilante à defesa da advocacia, em que a postura de nossos representantes é de que irão honrar e guerrear à frente da gestão”, disse.

 

O delegado da CAA/MT em Barra do Garças, André Bernardes, também comemorou a realização do Colégio no município e ressaltou a atuação voluntária dos advogados. “As subseções precisam desse apoio e são poucos os que dedicam tempo à classe, e é isso que faz a diferença”.

 

O conselheiro estadual da OAB-MT, Sandro Saggin, lembrou que o 1° Colégio de Presidentes e Delegados(as) da entidade foi realizado no município. “Esta tem sido minha reivindicação nos últimos seis anos, para que o Colégio de Presidentes acontecesse aqui em Barra do Garças, que é a 2ª Subseção com mais de 400 advogados registrados e isto demonstra o que já dizíamos que esta diretoria é diferente”, salientou.

 

O presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), André Stump Jacob, firmou compromisso com os advogados de que julgará, em até 30 dias, todos os processos, e, em até 15 dias, conferirá respostas para reclamações. “Faremos o máximo e não iremos medir esforços para defender as nossas prerrogativas”.

 

O presidente da CAA/MT, Itallo Leite, considerou o momento como ímpar para avaliar os três meses de gestão e a realização de um plano de trabalho para os próximos meses. Além disso, pontuou as ações já efetivadas como a doação de computadores e multifuncionais às subseções e anunciou o lançamento do aplicativo para celulares da CAA/MT para divulgação das atividades.

 

O diretor do Foro da Comarca de Barra do Garças, Bruno Oliveira, representou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, e destacou que as dificuldades enfrentadas pelo judiciário são muitas em razão da desqualificação dos quadros. “É necessária uma rearquitetura organizacional para que haja esta democratização administrativa do Poder Judiciário para dar mais autonomia aos que estão nos municípios”, destacou.

 

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, agradeceu o empenho de todos os advogados e advogadas que percorreram o Estado para estar presentes ao Colégio de Presidentes e Delegados(as) e declarou Barra do Garças como Capital da Advocacia. “Fazer este Colégio em conjunto com os presidentes das Subseções, delegados da CAA-MT e presidentes da Cojad é a prova da dedicação, em que muitos andaram mais de mil quilômetros para chegar até aqui. Neste Colégio, visamos a uma conversa franca e madura para discutir o futuro da advocacia com todos os órgãos da OAB, em que temos a realidade dos municípios do interior e de Cuiabá para fazermos um planejamento e orientações aos participantes”, concluiu.

 

Também estiveram presentes na abertura do Colégio de Presidentes e Delegados(as), o diretor-tesoureiro Helmut Daltro, a secretária-geral adjunta Gisela Cardoso, vice-presidente da CAA-MT Xênia Artmann Guerra, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) Marco Lorga, presidente do Cojad Mario Neto, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) João Batista Beneti, e o conselheiro federal Josemar Carmerino dos Santos.