A procura por uma qualidade de vida hoje cresce a cada dia, a preocupação com a alimentação, atividade física e práticas esportivas vem sendo empregada para promover a saúde e estética corporal.
Vivemos em um mundo em que a mídia social faz com que uma parte de nossa sociedade se lance na busca de uma aparência física idealizada, seja ela, corpos fortes e torneados ou magros e definidos e perfeitos.
Sabe-se que uma exposição de apenas 30 segundos a comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha de um determinado produto, o que mostra que o papel da televisão (TV), no estabelecimento de hábitos alimentares, deve ser investigado. Diante da TV, um indivíduo pode aprender concepções incorretas sobre o que é um alimento saudável (RODRIGUES, Em; SOARES Fptp; BOOG, Mcf, 2005).
No entanto diante de metas desafiadoras e sem se preocupar com os danos que podem causar a saúde às pessoas se submetem a dietas e práticas inadequadas para chegar ao padrão de beleza que é veiculado a mensagens de sucesso, controle, aceitação e felicidade.
A nutrição deve atuar na promoção da saúde buscando bons hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida. Identificar os erros e conhecer o objetivo individualizado é um grande passo para bons resultados. Seja qual for o seu objetivo, lembre-se que a meta é a qualidade de vida e longevidade.
Não existe milagre, o maior desafio é superar a ansiedade, não focar apenas nos resultados e sim na mudança definitiva no estilo de vida, nos hábitos alimentares e na pratica de atividade física.
Procure sempre um acompanhamento profissional.
*Bárbara Mendonça Pacheco é nutricionista (CRN 9241) e atende no Centro de Saúde dos Advogados de Mato Grosso (Av. Aclimação, 701, Bosque da Saúde, Cuiabá- MT / 65 2129-5457)
*Foto: Google Imagens