Após várias rodadas de negociações, as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e da Unimed Cuiabá chegaram a um consenso sobre o índice anual de reajuste dos planos de saúde. Já está valendo o percentual de aumento de 13% nas mensalidades dos planos por adesão disponibilizados aos profissionais da advocacia por meio da CAA/MT.
O presidente da CAA/MT, Itallo Leite, conta que os percentuais de reajuste apresentados pela operadora dos planos de saúde giravam em torno dos 20%. “É fato que ninguém gosta de dar uma notícia como essa de um aumento, mas, diante do que foi inicialmente proposto pela cooperativa médica, acreditamos que 13% seja um índice aceitável”.
Ele lembra que o percentual acordado está abaixo do índice de Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) que é o principal indicador utilizado pelo mercado de saúde suplementar na hora de definir os reajustes.
A variação dos custos médico-hospitalares medida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) registrou alta de 19,4% nos 12 meses encerrados em setembro de 2016.
A superintendente de Mercado e Comunicação da Unimed Cuiabá, Regina Deliberai Trevisan, lembra que o reajuste anual está previsto em contrato e é necessário para a manutenção do serviço.
Além de manter o percentual de reajuste abaixo do desejado pela operadora do plano de saúde, a CAA/MT conseguiu a unificação da data-base dos contratos em vigor com a Unimed Cuiabá. A partir de agora, os reajustes anuais que ocorriam em diferentes meses do ano, dependendo do contrato, passam a ter a data-base em julho.
Com essa unificação, os planos de saúde com aniversário em janeiro e abril foram reajustados a partir de julho e sem que houvesse cobrança retroativa dos clientes. Atualmente, há cerca de 7.000 mil vidas cobertas pelos planos da Unimed Cuiabá em parceria com a CAA/MT.
*Google Imagens